O Que É ERP?
A sigla ERP existe há algumas décadas, mas ainda soa estranha para alguns empreendedores. “ERP” é uma abreviatura em inglês para “Enterprise Resource Planning“. Traduzido literalmente significa “Recurso de Planejamento Empresarial”.
O termo ERP, nos anos 1980, passou a designar o sistema computacional pelo qual as transações administrativas de uma empresa são processadas. Isso inclui atualmente (aqui no Brasil) emissão de NF-e, cupons fiscais de venda, boletos bancários, orçamentos, pedidos, relatórios e diversas outras necessidades de uma empresa, independente do porte.
De acordo com o site independente Guia do ERP(¹),
“esse sistema permite ao gestor visualizar por completo as transações efetuadas por sua empresa, desenhando um amplo cenário de cada etapa de seu negócio. Estes tipos de softwares erp são desenvolvidos para responder instantaneamente o surgimento de necessidades não previstas como a falta de produtos no estoque ou mudanças tributárias.”
Essa definição vai um pouco além da questão de que um ERP sirva apenas para formalização de transações, mas indica que o ERP serve para extrair indicadores e, com estes, tomar decisões. Este é um ponto vital para os pequenos empresários. Daí que é lamentável ouvirmos de pequenos empresários frases como “se eu pudesse nem computador tinha na minha empresa” ou “saudades da máquina de escrever“. Muitos ainda veem os recursos computacionais como “um mal necessário”, o que é um grande equívoco.
Obter informações rápidas, olhar atentamente para os números da empresa, intuir as tendências do negócio e, desse modo, tomar decisões corretas, hoje em dia são necessidades vitais para quem quer se manter e prosperar no mercado. Do contrário se está sujeito a grandes erros ou, talvez pior, a uma sucessão de pequenos e imperceptíveis erros que levam as empresas à ruína. Quando são descobertos esses pequenos vazamentos já pode ser tarde demais.
O administrador e mestre em Engenharia da Computação, Ernesto Haberkorn, vai mais além ao afirmar que “através de um ERP, o gestor financeiro monitora o resultados da empresa, gerencia os custos de sua operação, prestação de serviços, histórico de clientes, receitas, e todas as demais rotinas de uma empresa“(²). Gerenciar é condição de sobrevivência em mercados caracterizados pela competição global, múltiplos concorrentes, margens diminutas, alta fiscalização governamental e quadro ecônomico oscilante.
Com uma ferramenta ERP adequada uma empresa tem condições de funcionar muito melhor, por algumas razões também expostas pelo Guia do ERP(¹):
“Esse tipo de software garante a eliminação de planilhas, tabelas e outros inúmeros sistemas manuais que são constantes no dia a dia de uma empresa. Todos os dados ficam guardados e integrados de maneira segura em um banco de dados na nuvem, sempre disponíveis aos gestores da empresa através da internet.
Otimização na geração e análise de relatórios fiscais, contábeis e de fluxo de caixa . Um software ERP têm o objetivo de gerar relatórios automaticamente a partir de dados já cadastrados e tratados pelo sistema. Desta maneira gestores conseguem analisar o desempenho da empresa de forma mais rápida, tornando a tomadas de decisão mais inteligente e eficaz.
Segurança na gestão dos recursos financeiros da empresa. Com os dados do capital ativo e passivo da empresa integrados a probabilidade de erros nos cálculos de faturamento e lucro da empresa diminuem, permitindo uma visualização mais completa de como o capital circula dentro da empresa.”
As grandes empresas já descobriram isso há muito tempo. Essa é uma das razões de elas continuarem grandes e prósperas. Cabe aos pequenos empresários mudarem o paradigma de “mal necessário” e se interessarem por sistemas ERP para fazer uma boa gestão empresarial. ERP é muito mais do que um simples emissor de NF-e e cupons de venda. É um conceito de gestão, materializado em ferramentas que podem fazer a diferença no negócio.
________________________________
¹ Disponível em http://sistemaserp.org/. Consulta em 03/01/2017.
² Disponível em http://www.ernestohaberkorn.com.br/o-que-e-erp/. Consulta em 16/11/2016.