A importância de uma boa gestão financeira

 

Muitos pequenos empresários ficam tão concentrados em sua atividade principal e com as vendas que, às vezes, esquecem da importância de administrar bem os recursos financeiros da empresa.

Uma analogia que pode ser feita é entre a empresa comercial e o corpo humano. As finanças são a respiração e os estoques são a circulação sanguínea. Erros no fluxo de caixa seriam como apneias, aqueles lapsos em que a respiração é interrompida, uma ou algumas vezes num dia. Uma sucessão de apneias pode levar uma empresa à morte, por sufocamento ou desoxigenação do cérebro, já que sobra pouco tempo pra pensar.

O problema das apneias financeiras é que a retomada do fôlego geralmente se faz tomando dinheiro de bancos ou financeiras, para financiar os erros cobrindo os rombos. Dinheiro emprestado, não importa a modalidade, é sempre caro. A reposição requer mais dinheiro em caixa e assim sucessivamente. Quando o empresário se dá conta costuma ser tarde.

Nas palavras de MORAIS e OLIVEIRA (2011)¹, ser bom no negócio principal não basta, pois

“[…] mesmo a empresa desenvolvendo toda a sua competência essencial no segmento onde atua, ela, por si só, não é o suficiente para o seu sucesso. Inúmeras empresas não alcançam o objetivo esperado pelo fato de não visualizarem a importância de uma gestão financeira estratégica.”

Esse tipo de equívoco é recorrente. As vendas até vão bem, mas ocorre de os prazos de pagamentos e as despesas se desencontrarem com os recebimentos. Compra-se para pagar em curto prazo e vende-se a longo prazo, sem as reservas financeiras necessárias a essas manobras.

A equipe NuvemERP recomenda zelo e cuidados especiais quando o assunto é finanças. Vacilos, no atual mercado competitivo e voraz, costumam ser punidos com até com a falência. O NuvemERP tem ferramentas simples de usar e eficazes que ajudam a fazer uma boa gestão de fluxo de caixa, desde a compras até os recebimentos futuros.

Lembre-se: nenhum organismo aguenta sufocamento por muito tempo. Cuide das finanças!

_________________________________________________
(¹) http://revistaunar.com.br/cientifica/volumes-publicados/volume-5-no1-2011.
Consulta em 20/01/2017.

Compartilhe esse artigo do nosso blog em suas redes sociais: